Óleo de Linhaça
Postado por: Dino Pessoa
Virou moda, recentemente, falar sobre farinha de linhaça, semente de linhaça ou óleo de linhaça como sendo um remédio milagroso para todos os males. Mas qual é a verdadeira ação da linhaça no organismo?
A linhaça é uma planta de alto valor nutritivo, cujo principal uso até recentemente tem sido a utilização das fibras de seu caule na confecção do linho, tecido nobre utilizado na confecção de roupas. E o óleo costuma ser utilizado na fabricação de tintas e resinas!
Mas o óleo de linhaça é rico em Ômega 3, e a semente "in natura" pode ser utilizada com complemento alimentar, podendo inclusive ser usada como laxativo.
O óleo de linhaça é extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva suas propriedades nutritivas. Após a extração a frio, a semente ainda conserva uma certa quantidade remanescente de óleo, que pode ser extraída mediante aquecimento, porém este óleo não tem as propriedades nutritivas do óleo de linhaça extraído a frio.
Como dissemos, o óleo de linhaça é rico em Ômega 3, e em fitoestrógeno.
O Ômega 3 protege o coração e vasos sangüíneos.
De acordo com o Dr. Celso Fernandes Batello, Mestre em Homeopatia e Nutrologia (referência):
Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo uma proteção cardiovascular. Age ainda como antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico. O óleo de linhaça possui substâncias parecidas como os estrogênios (hormônios femininos) somente que de ação mais atenuada, melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose.
Paradoxalmente, estes fitoestrógenos parecem ter, também uma ação antiestrogênica, fato este que deve conferir uma ação contra os tumores dependentes do estrogênio, prevenindo sobretudo o câncer de mama, através de uma ação nutracêutica direta nos receptores dos órgãos alvos. (grifos nossos)
O óleo de linhaça também atua no combate aos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce, além de favorecer a irrigação sanguínea pelo aumento da elasticidade das artérias.
Apesar de todos os benefícios conhecidos ou estimados do óleo de linhaça, é conveniente que antes de fazer a ingestão de qualquer substância consulte-se um nutricionista, e em caso de qualquer reação adversa, suspenda-se o seu uso.
20:31
|
Marcadores:
envelhecimento,
linhaça,
óleo de linhaça,
ômega 3,
radicais livres,
saúde
|
This entry was posted on 20:31
and is filed under
envelhecimento
,
linhaça
,
óleo de linhaça
,
ômega 3
,
radicais livres
,
saúde
.
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
0 comentários:
Postar um comentário